Cadastre-se Minha Conta

Quem diz estudar "12h líquidas por dia"...

14/5/2022

Reposted from @blogdofm 

Existe muita exposição baseada em grandes realizações. Queremos ser vistos, notados, admirados. E, embora ninguém se importe com nossa quantidade de trabalho, de tempo desperdiçado ou de estudos, sentimos um prazer inexplicável ao dizer publicamente que nos esforçamos uma quantidade de tempo inusitada.

E é por isso que chama atenção. Quem estuda sabe que é improvável ou manter 8, 10, 12 horas de estudos por dia de forma consistente; quem não estuda almeja algo que parece possível porque alguém fez.

Estudo não é mão no queixo e play na aula. Estudo é atenção, dedicação, atividade, é se engajar, escrever, criar, resolver questões¹, analisar sua ignorância, buscar respostas, recitar, recuperar. Isso cansa - mais do que você imagina.

Por isso que quando alguém me diz que "estuda 12h por dia". Eu só posso rir. Primeiro, pela muito provável mentira. É quase como conversar com uma criança. Depois, pela confusão. A pessoa acha que passar 12 horas ocupado com estudos é o mesmo que ESTUDAR efetivamente e atentamente 12 horas. Ela desconhece o conceito de horas líquidas, e achará estranho ter se esforçado tanto sem passar, sem saber que 1) 12 horas por dia não são necessárias para sua aprovação; 2) são contraproducentes, e podem fazer você aprender MENOS do que se estudasse 4 a 6 (líquidas) com qualidade.

Horas líquidas são contadas no relógio - e são sofridas. Cuidado com o que você consome na internet a respeito de como estudar. Faça o seu, o melhor que puder, e os resultados vão aparecer.

Há exceções para tudo na vida, e caso seja sua situação, aproveite, estude com dedicação e persiga seus objetivos. Mas se não é seu caso (como nunca foi o meu), não acredite que isso é necessário pra ser aprovado em qualquer prova que seja.

Bons estudos.

 

 

 

 

 

1 – grifo nosso.


Voltar...