A guerra entre Rússia e Ucrânia, assim como diversos conflitos armados que já ocorreram trazem consequências ao meio ambiente. Além de mortes de civis e soldados, intensa migração e subida de preços, vários impactos ambientais da guerra como: escassez de recursos hídricos e contaminação do solo são provocados.
Embora muitos observem as consequências imediatas, é importante destacar que os efeitos ao meio ambiente decorrentes da guerra duram a médio e longo prazo. A devastação da infraestrutura geram poluentes para o ar e o solo, provocando ameaças à sobrevivência da vida humana, assim como de animais e plantas.
• Poluição do ar
A guerra é capaz de provocar diferentes consequências ao meio ambiente e a poluição do ar é uma delas. Armamentos explosivos criam detritos que se espalham pelo ar e afetam a saúde. Isso desencadeia problemas respiratórios e até doenças graves.
• Poluição sonora
Um dos impactos ambientais da guerra entre Rússia e Ucrânia é a poluição sonora. Sons de sirene, explosão de bombas e mísseis causam danos à saúde tanto humana quanto dos animais. Além de consequências à audição e a concentração, esse tipo de poluição pode provocar problemas psicológicos como estresse, depressão e ansiedade.
• Mais extração de recursos naturais
A destruição da infraestrutura das cidades que sofrem com os bombardeios resultará na extração de mais recursos naturais para reconstrução. A exploração desencadeada dos recursos biológicos, hídricos, minerais e energéticos gera consequências como: extinção de espécies e alterações climáticas.
Destruição da infraestrutura gera impactos ao meio ambiente. (Foto: Adobe Stock)
• Ameaça à sobrevivência de espécies
E, por falar em extinção de espécies, esse é outro exemplo de impactos ambientais da guerra entre Rússia e Ucrânia. O conflito coloca em risco a sobrevivência de espécies uma vez que ocorre destruição de áreas agrícolas, contaminação de recursos hídricos, do solo e do ar, fundamentais à manutenção da vida.
• Contaminação de recursos hídricos
Em guerras como Ucrânia e Rússia, os recursos hídricos são afetados. Durante o conflito, uma das armas utilizadas por soldados é a contaminação de rios, mares e represas para provocar a interrupção de fornecimento de água. Esses fatores são capazes de provocar escassez dos recursos hídricos.
Com informações da Agência Envolverde*
Fonte: E+B Educação | Jessica Alves