Está difícil fazer sua mente focar nos estudos?
Veja as dicas que poderão resolver seu problema.
Como cada pessoa tem um jeito de “funcionar”, nem todas elas serão igualmente eficientes para todo mundo. Então é bom fazer uns testes até descobrir quais dão certo para você.
Escreva à mão
É importante estudar escrevendo, e não só lendo. Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente.
Pesquisas já mostraram que os alunos que estudam escrevendo aprendem mais do que quem só lê.
Como saber o que vale colocar no papel
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais.
Revise a matéria no mesmo dia que aprendeu
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.
Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidas
Um erro comum é fazer dois cursos para ter um maior número de aulas - o que realmente vai fazer diferença é o momento em que você estuda sozinho, não o número de aulas que pegou. Mas isso não significa que as aulas são dispensáveis; elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas.
Desligue todos os aparelhos eletrônicos.
Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação das redes sociais. E nem caia na tentação de abrir algum aplicativo ou página só por "um tempinho". Esse tempinho sempre se estende e acaba com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.
Estude em um local organizado e tranquilo
O resto da sua casa até pode ser uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.
Música? Só em último caso e em línguas que você não entenda
Não é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.
Use marca-texto
Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.
Respeite seu tempo
Se você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.
Tenha uma programação organizada, mas seja flexível
Use uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Mas faça programações realistas para que você não se desanime. Definir que você vai estudar durante oito horas por dia se você tem várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja aberto para mudanças, caso seja necessário.
Crie um pequeno hábito antes de estudar
Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite uma rotina. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.
Resolver questões
Assim os candidatos podem conhecer melhor a maneira com que a banca examinadora monta a prova e, consequentemente, verificar como os temas são abordados na avaliação.
A resolução de questões ajuda na memorização dos conteúdos. Resolver questões é um método de memorização. Então, quanto mais questões resolvemos, mais conseguimos memorizar o conteúdo.
Fonte: guia do estudante abril