Cadastre-se Minha Conta

Eleições 2022: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito Presidente do Brasil.

O que esperar da sua gestão para os concursos?

31/10/2022

Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito presidente da República neste domingo, 30.

Ele realizará a sua terceira gestão à frente do Executivo Federal de 2023 a 2026.

Em sabatina do Correio Braziliense no dia 27 de outubro, Lula sinalizou que quer fazer mais concursos e reajustar o salário dos servidores federais.

"Nós vivemos, hoje, um Brasil em que os servidores públicos não receberam nenhum reajuste de salário desde 2017. É uma coisa absurda. Então o povo quer mudar", destacou Lula.

O presidente eleito respondeu que é preciso investir em áreas cruciais como Saúde e Educação. Para isso, será preciso contratar mais funcionários e melhorar o salário dos professores.

"É preciso fazer concurso público para contratar mais gente, para fazer melhor atendimento. É preciso colocar mais dinheiro na saúde, na educação".

No dia 23 de junho, durante entrevista à Rádio Difusora do Amazonas, Lula também citou a importância de fazer concurso na Polícia Federal para a chegada de novos policiais, principalmente nas fronteiras:

“Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente discuta para saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais, porque precisamos de mais gente ocupando nossas fronteiras”, disse.

Em seu plano de governo chamado “Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil 2023-2026”, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula garante cotas em concursos.

É assegurada “a continuidade das políticas de cotas sociais e raciais na educação superior e nos concursos públicos federais, bem como sua ampliação para outras políticas públicas”.

Lula também já defendeu publicamente a necessidade de uma Reforma Administrativa buscando o equilíbrio na máquina pública.

Fonte: folhadirigida


Voltar...