Após um período suspenso, o concurso Guarda de Sorocaba, município localizado no estado de São Paulo, foi retomado. Com isso, novas datas para continuidade do certame foram divulgadas.
De acordo com retificação, as inscrições serão reabertas durante o período de 10 de outubro a 13 de novembro, pelo site da Fundação Vunesp: https://www.vunesp.com.br. Aqueles que já se inscreverem terão sua participação mantida.
Para os candidatos pagantes que não desejam mais prosseguir no concurso será assegurada a possibilidade de devolução da taxa. A solicitação deve ser feita nos dias 21 a 29 de setembro.
São ofertadas 50 vagas imediatas para ampla concorrência e pessoas com deficiência. Ainda segundo o novo cronograma, a prova objetiva é prevista para ser aplicada na data de 17 de dezembro, no período da tarde.
As oportunidades são para Guarda Civil Municipal de 2º Classe, distribuídas entre os sexos masculino e feminino, com salário de R$ 3.925,28. A carreira exige formação de nível médio e CNH, sem mais exigência de idade máxima e altura mínima.
Os candidatos do concurso GCM Sorocaba serão avaliados mediante aplicação de quatro etapas, conforme abaixo:
- 1ª Fase – Prova Objetiva e Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Fase – Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório e classificatório;
- 3ª Fase – Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- 4ª Fase – Exame Toxicológico, de caráter eliminatório.
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas. Com duração de 4 horas, sua aplicação ocorrerá no turno da tarde.
- Língua Portuguesa – 15
- Matemática – 7
- Raciocínio Lógico – 8
- Atualidades – 5
- Conhecimentos Específicos – 15
Avaliada na escala de 0 a 100,00 pontos, será considerado habilitado na prova do edital Guarda de Sorocaba o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50,00 pontos e não zerar em nenhum dos componentes.
A Prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato para escrever um texto coeso e coerente sobre um determinado tema, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
A etapa será aplicada simultaneamente com a prova objetiva, constituída de uma redação em Língua Portuguesa. Redações com 20 linhas ou menos não poderão alcançar a nota máxima e textos muito curtos, com 15 linhas ou menos, podem perder um ponto.
A prova de redação será avaliada na escala de 0 a 100,00 pontos. Será considerado habilitado na prova de redação do concurso GCM Sorocaba o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50,00 pontos.
Serão convocados para a aplicação do teste de aptidão física do edital Guarda de Sorocaba, os(as) candidatos (as) classificados (as) na prova de redação, conforme proporção indicada no quadro adiante:
Os testes de aptidão física, de caráter eminentemente eliminatório, tem como objetivo avaliar o desempenho físico do candidato, sendo compostos pelos seguintes exercícios:
- Cargo de Guarda Civil Municipal – Feminino:
- flexo-extensão de cotovelos sobre o solo em apoio no banco
- resistência abdominal
- corrida de 50 metros
- corrida em 12 minutos
- Cargo de Guarda Civil Municipal – Masculino:
- flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente sobre o solo
- resistência abdominal
- corrida de 50 metros
- corrida em 12 minutos
Maiores informações acesse o edital completo no topo da página.
