Concurso PM/CE : banca definida e 2.000 vagas.
Concurso PM/CE irá preencher 2.000 vagas para Soldado e banca responsável pelo certame já está definida.
A Polícia Militar do Ceará definiu a banca organizadora responsável pelo certame para o cargo de soldado e será executada pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.
O edital a ser publicado pela Fundação Getúlio Vargas ofertará 2.000 vagas para Soldados, sendo 1.700 para candidatos do sexo masculino e 300 para as candidatas do sexo feminino.
Quem estiver interessado em conquistar uma vaga na carreira de Soldado pelo concurso PM/CE, deve possuir os requisitos necessários. Com base no último edital (de 2016), as condições de participação são as seguintes:
- Ensino médio ou ensino médio técnico completo devidamente comprovado por alguma instituição credenciada pelo MEC;
- Idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos de idade no primeiro dia de inscrição do concurso;
- Ser brasileiro;
- Estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações militares (se do sexo masculino) e estar quite com as obrigações eleitorais;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Não ter sido dispensado do serviço militar por incapacidade definitiva;
- Possuir boa reputação social, não estar respondendo a processo criminal, nem indiciado em inquérito policial;
- Possuir carteira nacional de habilitação classificada, no mínimo, na categoria “B”;
- Não ser, nem ter sido condenado judicialmente por prática criminosa;
- Não ter sido licenciado de Corporação Militar ou das Forças Armadas por comportamento inferior ao “bom”;
- Não ter sido demitido, excluído ou licenciado por indisciplina de Corporação Militar ou das Forças Armadas;
- Ter a estatura mínima de 1,62m, se for do sexo masculino, e 1,57m, se candidata do sexo feminino;
- Não estar grávida por ocasião da realização do Curso de Formação Profissional (candidatas do sexo feminino).
No rol das condições gerais do cargo, o edital anterior informa que o Soldado trabalha “tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe”.
Menciona ainda que o trabalho pode ser em ambiente aberto ou fechado, “com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos (bicicletas, carros, motos etc.), em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos), em datas de feriados e finais de semana”.
O último concurso ocorreu em 2016, sob a responsabilidade do Instituto AOCP. Foram 4.200 vagas para ingresso no cargo de Soldado, distribuídas em três turmas de 1.400 aprovados cada. A remuneração inicial do cargo foi de R$ 3.134,58.
Quem se inscreveu pagou uma taxa única de R$ 100,00, mas houve isenção desse pagamento para: servidores do estado, doadores de sangue, alunos da rede pública, pessoas hipossuficientes e candidato cuja família perceba renda de até dois salários mínimos.
As etapas do concurso PM/CE, de acordo com o que aconteceu no último certame, são as seguintes:
- Prova escrita teórico-objetiva: versando sobre os conteúdos listados no final desta notícia (programa de provas). Essa prova escrita objetiva foi realizada apenas em Fortaleza.
- Inspeção de saúde: exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico;
- Curso de Formação Profissional (sob a responsabilidade da PM/CE), que incluiu ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física, investigação social e avaliação final.
Da terceira etapa participam os candidatos aprovados nas duas primeiras, desde que dentro do número de vagas. O Curso de Formação Profissional é realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).
O Curso tem uma carga horária de 1.020 horas/aula e é presencial, em regime de dedicação exclusiva, período em que o aluno-candidato recebe uma bolsa de custeio.
A capacitação inclui aulas teóricas e práticas de diversas áreas como: sociedade, ética e cidadania; tiro policial defensivo; direitos humanos; polícia comunitária; defesa pessoal; técnica policial militar; atendimento em emergências médicas e direção veicular aplicada à atividade policial militar; e outros conhecimentos que preparam o novo soldado para o policiamento ostensivo e preventivo das ruas.
Quanto à avaliação de capacidade física participam os candidatos dentro do limite de vagas estabelecido no edital, guardadas as devidas proporções, e matriculados no Curso de Formação.
Essa fase vai conferir estatisticamente se o candidato possui a capacidade mínima para suportar, orgânica e fisicamente, as exigências da prática diária do profissional da área da segurança pública.
No TAF o candidato será considerado apto ou inapto.
O primeiro teste é chamado de Teste de Flexão Dinâmica de Braço na Barra Fixa, voltado para o sexo masculino. Já para o sexo feminino é realizado o Teste de Flexão Estática de Braço na Barra Fixa.
O segundo teste é o Teste de Flexão Abdominal e, deste, participam os candidatos de ambos os sexos. Na sequência, e por último, vem o Teste de Corrida, também para ambos os gêneros.
O edital apresenta toda a descrição necessária para que os candidatos realizem os testes dentro dos padrões.
A fase de investigação social, não é feita pela organizadora, mas sim pelos profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Basicamente, na análise social são coletadas todas as informações sobre a vida pregressa e atual dos aprovados e convocados, focando na conduta individual e social.
Aqui, o interesse da Administração Pública, obviamente, é saber claramente se o candidato apresenta procedimento social e idoneidade moral compatíveis com o que o cargo de Soldado exige.
Se a avaliação final nessa fase considerar o candidato como “contraindicado“, significa dizer que, após decorrido ampla defesa e contraditório, ele será eliminado do concurso, sem chance de ter classificação.
Para dar aos candidatos uma noção sobre os conteúdos que precisam ser estudados com antecedência, confira a lista dos conteúdos cobrados no concurso PM/CE de 2016 (necessário as devidas atualizações nas matérias, principalmente a parte de legislação e informática):
Língua Portuguesa:
- Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase.
- Divisão silábica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais).
- Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação.
- Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal.
- Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto.
- Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.
Atualidades:
- Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas.
Matemática:
- Números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas.
- Porcentagens. Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos.
Raciocínio lógico:
- Sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.
Informática:
- Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus).
- Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores.
- Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer).
- Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e Libre Office Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook.
- Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome.
- Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.
Conhecimentos específicos:
- Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual nº 13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital).
- Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do edital).
- Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do edital.
- Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e Artigo 144 – Capítulo III – Da Segurança Pública, com suas alterações até a data de publicação do Edital.
