Concurso PM / MG - 2021
1.653 vagas para Soldado
A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou o edital DRH/CRS nº 06/2021 para o novo concurso. Estão sendo ofertadas 1.653 vagas para admissão no Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças. O concurso PM/MG garante remunerações iniciais de R$ 3.962,23.
Para concorrer, é necessário ter nível superior em qualquer área. Todas as etapas do concurso estão sob responsabilidade da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PM/MG.
Abaixo, confira os detalhes sobre o concurso.
Cargos e vagas:
O concurso PM/MG 2021 visa, exclusivamente, selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), cujas vagas serão preenchidas mediante aprovação nas etapas eliminatórias. Conforme o edital de abertura, as oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira:
- Soldado: 1.484 vagas para pessoas do sexo masculino;
- Soldado: 169 vagas para pessoas do sexo feminino.
As vagas destinam-se para vários municípios de Minas Gerais que integram as 19 regiões da PM/MG. A relação completa está disponível no anexo "I" do edital de abertura.
Requisitos mínimos:
De acordo com o edital, os candidatos devem atender a alguns critérios mínimos para ingressar na disputa. Confira os principais deles:
- Ser brasileiro;
- Nível superior em qualquer área de formação;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
- Idade entre 18 e 30 anos na data de inclusão no curso de formação;
- Altura mínima de 1,60m;
- Não ter sido exonerado ou demitido da PM MG.
Inscrições:
As inscrições do concurso PM/MG deverão ser provavelmente feitas entre os dias 14 de junho a 14 de julho de 2021, diretamente no site da Polícia Militar de Minas Gerais (https://www.policiamilitar.mg.gov.br/), acessando o link "Inscrições Online".
A taxa é no valor de R$ 92,62.
Por sua vez, a isenção poderá ser solicitada pelo candidato que:
- Estiver desempregado;
- For membro de família com baixa renda, desde que inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico);
- Não tiver condições financeiras para arcar com a taxa de inscrição sem prejuízo de seu próprio sustento ou de sua família.
Fases do concurso:
- Prova objetiva;
- Avaliações psicológicas para aqueles que se classificarem na prova objetiva;
- Avaliação Física Militar (AFM) para aqueles que se classificarem na prova objetiva;
- Curso de formação.
Prova objetiva:
Com duração máxima de três horas e valor de até 100,0 pontos. Será aplicada no dia 15 de agosto de 2021 (data prevista). Os candidatos terão que responder 40 questões de múltipla escolha, sendo que cada uma delas valerá até 2,5 pontos.
Veja como será a distribuição das matérias:
- 10 questões de Língua Portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto;
- 06 questões de Direito Penal;
- 06 questões de Direito Constitucional;
- 06 questões de Direito Penal Militar;
- 04 questões de Estatística;
- 04 questões de Direitos Humanos;
- 04 questões de Legislação Extravagante.
Somente serão classificados aqueles que obtiverem aproveitamento de, no mínimo, 60% na média da prova objetiva. Essa etapa eliminatória será realizada nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
Validade:
O concurso PM/MG terá validade de um ano, contando a partir de sua homologação. É possível que a corporação prorrogue uma única vez por igual período.
Ao término do curso de formação para soldados, os profissionais poderão ser transferidos, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, para quaisquer cidades pertencentes à Região da PM/MG em que concorreram. A relação de municípios (anexo "I") e mais detalhes a respeito de certame estão disponíveis no edital de abertura.
Esse documento pode ser acessado no botão no topo da página.
