Concurso Marinha: 960 vagas para Fuzileiros Navais.
Concurso Marinha anuncia oportunidades para nível médio em oito estados (de todas as regiões) e no Distrito Federal.
Já está publicado no Diário Oficial da União (DOU) oz edital de abertura do concurso Marinha Fuzileiro Naval, que oferta 960 vagas em todas as regiões do país para matrícula no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) nas turmas I e II, previstas para 2023.
Entre as oportunidades anunciadas, 720 são destinadas a candidatos das regiões Sul e Sudeste do país e vinculadas ao Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves.
As 240 vagas restantes são específicas para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília.
Aprovados para o CFN na condição de aprendiz-fuzileiro naval, os alunos contarão com ganhos mensais de R$ 1.303,90, valor que é a somatória de soldo e adicional militares, além da compensação por disponibilidade prevista na legislação.
Durante o curso, serão proporcionados “alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa”, conforme edital divulgado.
Podem se candidatar a uma das vagas 960 vagas abertas para fuzileiros homens entre 18 e 22 anos com ensino médio completo. Outros requisitos estão detalhados no item 2 do edital e incluem estatura mínima de 1,54 m, estar em dia com obrigações militares e eleitorais, além de não ser casado nem isento do serviço militar.
De acordo com o edital, há vagas destinadas aos candidatos que escolheram servir, após o curso, inicialmente, nos seguintes segmentos da Marinha do Brasil:
- 580 vagas em unidades da MB no Rio de Janeiro (RJ);
- 100 vagas em unidades da MB em Brasília (DF);
- 60 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS);
- 8 vagas no Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém (PA);
- 50 vagas Batalhão de Operações Ribeirinhas em Ladário (MS);
- 100 vagas no Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus (AM);
- 50 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (RN);
- 8 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (BA);
- 4 vagas no Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (SP).
O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha abre inscrições pelo site a partir das 08h do dia 14 de fevereiro, período que se estende até as 23h59 do dia 24 de março de 2022. Será cobrada taxa única no valor de R$ 40,00.
Comum a todos os candidatos e primeira fase do certame, a aplicação das provas objetivas terá duração máxima de três horas. O exame começa às 10h (horário de Brasília) em data a ser divulgada pela Marinha.
Serão cobradas 50 questões de múltipla escolha igualmente distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Os habilitados no exame de escolaridade serão convocados para as seguintes etapas eliminatórias:
- Verificação de dados biográficos;
- Inspeção de saúde;
- Teste de aptidão física de ingresso;
- Avaliação psicológica;
- Verificação de documentos;
- Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Aprovados no certame passarão pelo Curso de Formação, cuja duração prevista é de, aproximadamente, 17 semanas, sob regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
Outras informações sobre o concurso Marinha devem ser atualizadas no site da instituição assim que for aberto o período de inscrições. O Comando-Geral disponibiliza os seguintes canais para atendimento aos candidatos: (21) 2101-0899/0892 ou cpesfn.concurso@marinha.mil.br.
Em caso de dúvidas, o edital pode ser acessado diretamente no Diário Oficial da União (edição de 18 de janeiro de 2022).
