Retomado o concurso da Guarda de Cristalina, em Goiás! Com isso, foi divulgado o edital com as retificações e novas datas.
Entre as principais mudanças providas na seleção estão reabertura do período de solicitação de inscrição para pessoas com deficiência, retificação das datas e redução no quantitativo de vagas ofertadas.
Com isso, o edital passa a ofertar 10 vagas imediatas e 20 em cadastro de reserva para a Guarda Municipal. A carreira exige o nível médio e Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”, com salário inicial de R$ 2.731,28, mais adicionais.
Organizado pelo Instituto Ibest: https://www.institutoibest.org.br, as inscrições foram reabertas para os candidatos com deficiência, podendo ser realizadas até o dia 28 de julho. Já às provas para todos os inscritos foi remarcada para 8 de setembro.
O candidato que solicitou sua inscrição no período inicial e que desejar desistir de participar do concurso, em razão das alterações promovidas, poderá solicitar devolução do valor referente ao pagamento da taxa de inscrição. Para isso, o candidato deverá acessar a “Área do candidato”.
O candidato que solicitou sua inscrição no período inicial poderá retornar ao sistema de inscrição para alterar a sua opção de vaga (ampla concorrência ou vagas exclusivas para o sexo feminino).
Etapas e provas do concurso:
Os candidatos serão avaliados mediante aplicação das etapas abaixo:
a) Provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Instituto Ibest;
b) Teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Instituto Ibest;
c) Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Instituto Ibest; e
d) Avaliação médica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Instituto Ibest.
A etapa da prova objetiva será aplicada em 8 de setembro, com duração de 4 horas, com 50 questões de múltipla escolha.
Será considerado reprovado nas avaliações objetivas e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 50,00 pontos nas provas objetivas.
A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, a respeito de temas relacionados a Atualidades.
A avaliação discursiva será corrigida conforme os critérios a seguir:
a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 9,00 pontos;
b) a avaliação dos aspectos de natureza linguística, tais como grafia, morfossintaxe, pontuação e propriedade vocabular, totalizará a nota relativa à avaliação do domínio da modalidade escrita (NDE), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 1,00 ponto;
c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar 10 o número máximo de linhas estabelecido;
d) será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) pela fórmula: NPD = NC + NDE;
e) nos casos de fuga ao tema, de marca identificadora do candidato, de texto com menos de 20 linhas ou de não haver texto, o candidato receberá nota igual a zero; e
f) será eliminado o candidato que obtiver NPD < 6,00 pontos.
O teste de aptidão física consistirá em submeter o candidato a quatro testes, a serem realizados em um único dia, na seguinte sequência:
a) teste dinâmico em barra fixa;
b) teste de flexão abdominal;
c) flexão de braço; e
d) teste de corrida de 12 minutos.
Para maiores detalhes acesse o edital completo no topo da página.
